quinta-feira, 3 de julho de 2014

Copa do Mundo 2014: Pelo Prazer de Ver o Brasil Jogar

Aflição.

Eis bem uma palavra para definir os jogos do Brasil na Copa de 2014.

A partida contra a Colômbia precisa ser o reencontro do prazer. Prazer em ver a Seleção jogar com troca de passes, tabelas, infiltrações, dribles, jogadas geniais. Prazer pelo fim dos chutões e ligações diretas. Prazer de enxergar um Júlio César menos culpado pelos erros da Copa de 2010. Prazer de observar Thiago Silva mais equilibrado emocionalmente. Prazer de ter o velho Paulinho do Corinthians recuperado da má fase. Prazer de testemunhar um Oscar mais participativo e Hulk louco para se redimir das falhas contra o Chile. Prazer de Fred fazer as pazes com o gol. Prazer, acima de tudo, dos atletas em se divertirem dentro de campo.

Chega do hino à capela com raiva, choro, nervosismo, tensão, entrevistas dramáticas pós-jogo.
Por que não trocar tudo isso pelo riso do bom drible ou de um lance mágico?

Que nossos jogadores entrem sérios e dedicados à vitória, mas capazes de desfrutar esse momento único de jogar a Copa do Mundo dentro do Brasil. Evitem pensar se tratar de uma guerra ou batalha a ser vencida: futebol é esporte e jogar bem ainda é a melhor receita para se vencer.

Em caso de derrota, sim, será um fracasso.
Sim, será justo elencar as possíveis falhas e quem não rendeu como esperado.
Sim, será necessário observar o que acontece no futebol brasileiro e a pobreza tática de nossos técnicos.

Mas, como torcedores, precisamos saber perder e não buscar novos vilões nacionais. Gente talentosa como Barbosa, Toninho Cerezo e Felipe Melo sabe o injusto peso cometido por erros graves em Copas e a incapacidade do brasileiro em seguir adiante, associando esses nomes a galeria de fracassados do futebol. Esse avanço de pensamento alivia quem está em campo a errar por tentar a bola mais ousada ou buscar o drible improvável ou dar o chute de fora da área. Que os chilenos e argelinos nos inspirem se perdermos.

Em uma Copa do Mundo emocionante e com vários jogaços, falta apenas o torcedor sentir prazer em ver o Brasil jogar. Isso somente acontecerá se Neymar&Cia estiverem também dispostos a se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário