sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Toda Poderosa Gaviões

Ao sair vitorioso do Mundial de Clubes em 2012, o Corinthians parecia diante do inevitável: dominar o futebol brasileiro nos próximos anos. A valorização da marca com um time vencedor serviria para atrair mais dinheiro e grandes craques. A sensação era que até mesmo o Brasil ficaria pequeno para a grandeza que o time paulista poderia atingir.

Infelizmente, o segundo clube com maior torcida do país se tornou refém da principal torcida organizada dela própria, a Gaviões da Fiel. A maior demonstração disso acontece com a reformulação do elenco nestas últimas semanas. Paulo André e Alexandre Pato já caíram fora e Emerson Sheik também não deve durar muito.

Ok, eram atletas que não vinham rendendo o esperado e as mudanças no Corinthians eram necessárias devido a apatia do time desde o Brasileirão. Porém, você acha que isso aconteceria da maneira tão rápida caso integrantes da Gaviões da Fiel não tivessem invadido o Centro de Treinamento do Corinthians? Correndo justo atrás desses três jogadores citados acima? Nessa batalha, a Gaviões da Fiel venceu.

O cartel de conquistas da torcida organizada corintiana nos últimos anos está digno da fase campeã de Anderson Silva. 100 invadem o CT, porém, somente três são presos. Na Bolívia, integrantes da Gaviões matam um adolescente. Mesmo assim, todos são liberados. O mesmo bando participa de uma briga generalizada contra vândalos disfarçados de vascaíno. Novamente, nada acontece.

As figuras são conhecidas, porém, nem a diretoria do Corinthians ou a polícia ou até os próprios integrantes pacíficos da Gaviões parecem interessados em barrá-los do estádio ou da vida do clube. Pelo contrário: ingressos não faltam para essa turma.

Mais do que erros da diretoria na contratação de jogadores ou decisões equivocadas de Mano Menezes e Tite ou apatia dos atletas. As turbulências criadas pela Gaviões da Fiel colocaram o Corinthians em um patamar bem abaixo daquele campeão mundial de 2012. A imagem do clube está arranhada por gente incapaz de entender o que é o futebol, afastando os reais torcedores dos estádios, assustando jogadores e deixando um clima de tensão a cada mísera partida disputada.

O grito que vem das arquibancadas do Pacaembu e ao redor do Brasil brada: "Todo Poderoso Timão". Perdão aos corintianos, mas, na verdade, o grito deveria ser: "Toda Poderosa Gaviões".

PS: se algum torcedor rival enxerga isso como bom, esse sujeito também não entende o futebol.

Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário